homebig
subHeadClose subHeadClose
February 28, 2007
Share

As ruas brasileiras invadem Nova York

From www.extrausa.interjornal.com

 

Cultura
19/02/2007 – 20:00

As ruas brasileiras invadem Nova York

Vanessa Mael / Da Redação
DIVULGAÇÃO
 

O trabalho dos artistas Boleta e Fefê expostos na Jonathan LeVine Gallery, no Chelsea, desmonstram a arte presente nas ruas de São Paulo

O grafite de rua se tornou um dos mais famosos e modernos objetos de arte nos últimos anos. Os brasileiros conhecidos como Os Gêmeos ganharam destaque mundial com seus trabalhos de ilustração urbanada. Eles são a mais bem sucedida representação da arte de rua brasileira que, agora, ganha uma exposição ampla em Nova York.

As ruas de São Paulo estão lotadas de diferentes estilos e cores. É o que é apresentado na mostra estreiante “Ruas de São Paulo: A Survey of Brazilian Street Art", que acontece até 17 de março na Jonathan LeVine Gallery. São pássados abstratos, monstros tipográficos, colagens, ilustrações, histórias em quadrinhos e aborígenes utilizados para colorir não apenas as ruas de de uma das maiores capitais do mundo, mas também os esgotos e, agora, as paredes do bairro Chelsea, em Manhattan.

O conjunto de artistas de rua selecionado para expor na Bog Apple inclui os fenômenos Boleta, Fefê, Highraff, Kboco, Onesto, Speto, Titi Freak e Zezão. Eles contam com o apoio da galeria Choque Cultural, de São Paulo e da Brazil Foundation.

Leilão

A arte brasileira tem feito sucesso em Nova York. Até 27 de janeiro foi possível conferir a exposição “Tropicália”, no famoso Bronx Museum. Agora, a mostra “Ruas de São Paulo” esquenta a cidade com obras de artistas brasileiros independentes. Antes da exposição estreiar na Jonathan LeVine Gallery, a organização do espaço com ajuda da casa “Choque Cultural” de São Paulo organizou um leilão para arrecar fundos de apoio aos artistas de rua do Brasil.

O evento aconteceu em 31 de janeiro, no The Newspace, em Nova York e contou com apoio cultural da fundação Brazil Foundation. A galeria Jonathan LeVine dou peças de sua coleção permamente, reunindo o que há de mais controverso em arte pop-surrealista do mercado, como os trabalhos de Ray Cesar – artista conhecido por seus retratos obscuros de criaturas humana; Todd Shorr, com seus monstros inspirados no personagem Jack de Nightmare Before Christmas; além de Tara McPherson.

Livros, cartões postais e peças originais da galeria também foram rifadas para o público. O valor arrecadado foi encaminhado para um programa de promoção de experiências culturais entre artistas de rua brasileiros e norte-americanos, além de oportunidades de visita a Nova York. Na cidade, os artistas que participam da exposição deverão frequentar programas de educação e de contato com a comunidade local.

Entre os projetos que estão sendo desenvolvidos, está um mural público e uma demosntração de pintura ao-vivo que inclui celebrações da cultura brasileira.

A galeria

A Jonathan LeVine Gallery, localizada em Downtown Manhattan, é a antiga Tin Man Alley Gallery, conhecida na Philadelphia e New Hope, no estado de Pennsylvania. A mudança para o bairro Chelsea aconteceu há pouco mais de dois anos.

Seu conteúdo permanete inclui trabalhos influenciados por ilustrações, histórias em quadrinhos, grafite e imagens pop. Pode ser considerada uma das melhores casas de arte pop da atualidade, já tendo apresentado o trabalho de artistas controversos e pop-surrealistas de todo o mundo.

Durante seus quatro anos de existência na Pennsylvania a galleria foi considerada o centro de arte underground mais controverso da região. O proprietário e curador Jonathan Levine afirma que acredita na cultura independente que define carácter e que foi este espírito que o trouxe a Nova York.

O curador organizou uma loja online que publica e vende imagens impressas das obras que ele exibe no local.

Serviço:

Ruas de São Paulo: A Survey of Brazilian Street Art from São Paulo
Apresentada em conjunto com a Galeria Choque Cultural de São Paulo
Artistas participantes Boleta, Fefê, Highraff, Kboco, Onesto, Speto, Titi Freak, and Zezão
Até 17 de março
Jonathan Levine Gallery (529 W. 20th Street, 9th Floor, New York, NY)

SHARE

Related Posts

TEN FROM TWI-NY: THIS WEEK IN NEW YORK For a great selection of recommended events…

READ MORE

  Please join us for the Launch Party of: Ruas de São Paulo: A Survey…

READ MORE

Graffiti Made in Brazil Text and Photos by Nilda                                  (Read full article)

READ MORE